A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Blog / CIDADE MINEIRA É REFERÊNCIA CULTURAL NO PAÍS

CIDADE MINEIRA É REFERÊNCIA CULTURAL NO PAÍS

No último final de semana, Dr. Nilton prestigiou a “Festa do Rosário”, realizada em Sem Peixe/MG; uma tradição local mesmo antes da emancipação da cidade, ocorrida em 21 de dezembro de 1995.

         Dr. Nilton acompanhou o festejo na E.E. São Sebastião

 

A realização iniciou-se com a novena de louvor à Nossa Senhora do Rosário, sendo acompanhada pelos marujos; integrantes do grupo de congado que demonstram efervescente sincretismo religioso, oriundo da fusão das religiões advindas da África ao encontro do culto católico.

O encerramento da comemoração aconteceu no domingo (22/10), por meio da celebração de uma missa, na matriz São Sebastião, situada na praça de mesmo nome. Na ocasião, inclusive, foram anunciados os festeiros da próxima edição da solenidade, intitulados rei e rainha do Rosário – os responsáveis pela organização do evento. Neste ano, Edivânia Santos e Victor Kauan Silva comandaram a festividade. “Graças a Deus e Nossa Senhora do Rosário a festa foi muito bonita e as pessoas participaram mesmo. Pra ter ideia, veio gente até de outras cidades”, afirma a rainha 2017.

    Marujada recebeu Dr. Nilton no evento

O médico e vereador de Belo Horizonte, Dr. Nilton fez questão de ser um dos participantes e elogiou a cerimônia, ressaltando a importância de preservar às manifestações culturais existentes no estado. “Minas Gerais é maravilhoso e devemos orgulhar muito deste lugar. Adorei conhecer Sem Peixe e seus moradores, porque são muito acolhedores e hospitaleiros. Estão de parabéns por manter viva essa cultura”, afirma.

Leia também: http://drnilton.com.br/cancer-assassino-pode-ser-tratado-pela-secretaria-de-saude/

E realmente quem compareceu aproveitou bastante, pois teve desfile da marujada nas ruas do município, apresentando cantigas e danças típicas. Além disso, os festeiros ofereceram lanche da tarde e um delicioso jantar, aberto à comunidade, ocorrido na Escola Estadual São Sebastião. “Está explicado o motivo de Sem Peixe ter a maior concentração proporcional de idosos em Minas. A população é animada e se alimenta bem. Sem falar que o fato de subirem e descerem as ladeiras faz com que as pessoas mesmo sem querer pratiquem atividade física. Tudo isso auxilia na saúde”, explica Dr. Nilton.

     Tony Santos e Dr. Nilton em Sem Peixe/MG 

Segundo o músico, Tony Santos, que tocou na noite de sábado durante o tradicional bingo na “Barraquinha”, valeu a pena contar com a presença do Dr. Nilton e dos demais participantes. “Muito feliz ao receber em nossa terra um médico tão capacitado e querido na capital, devido o trabalho que faz. Legal demais ver a participação da população e dos sem-peixianos ausentes também. Obrigado a todos por deixarem a festa ainda mais bonita”, diz.

Com cerca de três mil habitantes, Sem Peixe está localizada na região da zona da mata mineira e segue pioneira na preservação cultural. O congado é parte desta manifestação e conta com uma “fila de marujos”, conforme é conhecida. São pessoas simples que cantam, dançam e simbolizam a fé, representando o patrimônio imaterial do Brasil.

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA FESTA DO ROSÁRIO EM SEM PEIXE/MG

 

 

 

 

 

 

 

 

Check Also

PROJETO SOCIAL SEGUE TRANSFORMANDO VIDAS

Cerca de 200 pessoas lotaram o teatro da UNA Linha Verde, na sexta-feira (27/10), em …