A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Blog / PORTUGUÊS É O MAIS NOVO CIDADÃO DE BELO HORIZONTE

PORTUGUÊS É O MAIS NOVO CIDADÃO DE BELO HORIZONTE

A noite de sexta-feira (14/4) teve um brilho especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Por meio da solicitação do vereador Dr. Nilton, aconteceu uma reunião solene da entrega do Título de Cidadania Honorária ao senhor Antônio Andrade Mendes; visando reconhecer às diversas contribuições dele aos cidadãos belo-horizontinos e à própria capital.

  Antônio Andrade Mendes é homenageado na Casa Legislativa

 

E se engana quem pensa que a vida do português de alma mineira foi fácil. Em princípio, Mendes encarou tempos difíceis, mas determinado a vencer manteve-se firme no intuito de ter sucesso no solo brasileiro, chegando a trabalhar inclusive 16 horas diariamente. Visionário, economizou e utilizou a força do corpo aliada à autoestima elevada mesmo enfrentando muitos obstáculos.

Dr. Nilton destaca a atuação dele e justifica porque o escolheu para receber tal honraria. “Trata-se de um exemplo a seguir, tanto no contexto econômico; oferecendo serviços essenciais a todos nós, gerando empregos e fortalecendo a economia, quanto no âmbito cultural; divulgando a cultura lusitana na cidade”, diz.

Antônio Mendes é casado com Maria Leonice Lemos Costa Andrade e possui três filhos: Leandro Mendes; engenheiro e atual presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB), Leonardo Mendes; advogado e professor universitário, e Leane Mendes; também advogada. A família e os amigos do homenageado marcaram presença no evento e os filhos ressaltaram a luta do pai, o considerando como um verdadeiro heroi. “Estamos contentes, pois sabemos da batalha árdua que ele teve. A maior riqueza que temos não é material e, sim, os valores herdados”, afirma o primogênito Leandro Mendes.

                   Sr. Antônio e Dr. Nilton

Advogado de formação, Antônio estudou ainda Administração. É empresário, atual vice-presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB) de Belo Horizonte, e vice-conselheiro nas Comunidades Portuguesas de Minas Gerais, onde foi presidente de 2005 a 2008. Mantendo-se ativo no Centro, preserva os valores e tradições culturais, difundindo e reforçando os laços de amizade entre as duas nações: Brasil/Portugal, tendo o CCLB como uma grande paixão, local onde se reúne com os amigos pra comer às comidas típicas, tomar um bom vinho e jogar sueca.

Tudo isso esteve ilustrado ao longo da celebração. O Coral Luís de Camões encantou a todos participantes fazendo a abertura oficial da celebração cantando os hinos de Portugal e do Brasil, já o Grupo Folclórico Gil Vicente deu um verdadeiro show na festividade.

Dr. Nilton conta a história do português

Oficialmente reconhecido cidadão honorário de Belo Horizonte, Mendes escreve mais um belo capítulo em sua história. Natural de Póvoa do Concelho, Trancoso/Portugal, chegou no Brasil em 1962 quando tinha apenas 18 anos de idade e fixou morada. Começou empregado no comércio geral e aos 22 anos de idade arrendou um bar no bairro Santa Efigênia, tornando-se empreendedor. Posteriormente adquiriu uma mercearia, a Viseu, e depois a Trancoso.

Logo após, entrou na área da revenda de combustíveis e derivados. Mais adiante envolveu-se na construção civil, tendo construído empresas próprias que estão no mercado há mais de 4 décadas. “Essa condecoração é justa, por tudo que ele fez e ainda faz”, afirma Dr. Nilton.

PARA VER MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA, ACESSE: facebook.com/MedicoDrNilton

Check Also

DAS ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO PARA O BRASIL

Fazendo jus ao ditado popular: “o bom filho a casa torna“, Dr. Nilton esteve novamente …